info@purachuva.com.br

A Copaíba (Copaifera officinalis) é uma árvore pertencente ao gênero das Copaiferas, nativas da América Latina e África Ocidental. Podem chegar a 400 anos de idade, e possuem casca aromática. Usada tradicionalmente por povos indígenas amazônicos, e pelos colonizadores desde sua chegada nas Américas, é hoje popularmente usada por todo o território brasileiro por suas propriedades terapêuticas.

A seiva, um óleo-resina, é extraída através de furos no tronco da árvore, sendo chamado de bálsamo. Em sua composição apresenta principalmente sesquiterpenos – beta-cariofileno, beta-bisobileno, bergamoteno, entre outros.

Entre suas propriedades terapêuticas, destaca-se: a atividade anti-inflamatória, ação cicatrizante, potencial antisséptico, antitumoral, germicida, expectorante, diurético e analgésico. Antioxidante, rejuvenesce a pele, previne seu envelhecimento precoce, reduz manchas e evita a formação de rugas prematuras.

Além disso, há outras indicações conhecidas, como a ação antiviral, antidiarréica, contra o reumatismo, psoríase, hemorragias, moléstias de pele, urticárias, pneumonia, eczema, paralisia, cefaléia, picada de cobra, leishmaniose, como antitetânico, antiblenorrágico, antileucorréico, além de ações antiulcerogênicas, estimulantes e afrodisíacos.

É possível encontrar dois tipos de Copaíba com base na sua forma de extração: Copaíba bálsamo (extraído de forma tradicional como citado acima pelo método de trado) e Copaíba destilada (extraído à vapor do bálsamo).

A Copaíba bálsamo é mais utilizada em tratamentos de pele por suas propriedades rejuvenescedoras e antioxidantes, é mais hidratante que a Copaíba destilada.

A Copaíba destilada é considerada pela Aromaterapia como um óleo essencial e por isso é frequentemente utilizada para diversas necessidades e tratamentos em sinergias aromáticas. Por sua forma de extração, esta Copaíba concentra mais propriedades anti-inflamatórias do que a Copaíba bálsamo. Os estudos também indicam que a Copaíba destilada é mais segura para uso em crianças, idosos e pessoas sensíveis.

A Pura Chuva usa a Copaíba destilada na Pomada Gotas de Conforto Pura Chuva 30g.

Fontes de Pesquisa:

GALUCIO, C. A.; Benites, C. I.; Rodrigues, R. A. F.; Maciel, M.R.W. RECUPERAÇÃO DE SESQUITERPENOS DO ÓLEO-RESINA DE COPAÍBA A PARTIR DA DESTILAÇÃO MOLECULAR. Quim. Nova, Vol. 39, No. 7, 795-800, 2016
PIERI, F.A., Mussi, M.C., & Moreira, M.A.S.. (2009). Óleo de copaíba (Copaifera sp.): histórico, extração, aplicações industriais e propriedades medicinais. Revista Brasileira de Plantas Medicinais, 11(4), 465-472. https://dx.doi.org/10.1590/S1516-05722009000400016
SCHOPPAN, Luciane (Vishwa). Curso de Aromaterapia Terra Flor. Apostila do módulo básico. Curitiba, PR, 2015.

leave a reply