info@purachuva.com.br

O Limão Tahiti (Citrus aurantifolia), também conhecido como lima mexicana, lima comum, é uma espécie de lima – diferentes do limão, são mais azedos e tem maior rendimento de suco.

As limas, nativas do sudeste asiático, foram primeiro cultivadas em larga escala na região da Pérsia, ou sul do Iraque. Foram introduzidas na Espanha e Sul da Itália pelos Mouros, e posteriormente chegaram com Colombo nas Américas em 1492.

Através da prensagem a frio das cascas dos frutos, é obtido seu óleo essencial. Seu principal componente é o limoneno (~50%). Também apresenta significativamente gama-terpineno, beta-pineno, geraniol e neral.

Apresenta as propriedades: imunoestimulante, anti-séptico, anti-fúngico, bactericida. Favorece a produção da enzima GST (Glutationa Trasnferase), responsável por diminuir substancias mutagênicas, desintoxicando o organismo. Hipotensor, aumentando a micro-circulação, abaixando a pressão arterial, sendo também útil contra varizes, arteriosclerose, flebite, talangiectasia e celulites. Além disso, ajuda a combater manchas na pele, verrugas, sardas, alergias, picadas de insetos e calosidades.

Com seus efeitos aromacológicos é indicado para combater a falta de persistência, contribuindo para estimular o bom humor. É sedativo, proporcionando um sono profundo e revitalizante.

É um óleo essencial muito especial para uso em crianças, assim como todos os cítricos: Laranja Doce, Bergamota, Mandarina, entre outros, por sua efetividade como antiviral e imunoestimulante, e por ajudar a aumentar o apetite nessa fase.

Não é recomendado o uso deste óleo essencial em contato com o sol, pois é fotossensível e pode provocar manchas na pele, usar preferencialmente à noite.

A Pura Chuva usa o Limão Tahiti na Pomada Gotas de Conforto Pura Chuva 30g.

Fontes de pesquisa:
Dianxiang Zhang and David J. Mabberley, “21. Citrus Linnaeus, Sp. Pl. 2: 782. 1753″, Flora of China Online, junho de 2016.
Raichlen, Steven .”Small citruses yield tart juice, aromatic oils, big, fresh taste”. The Baltimore Sun. Março de 2012.
Gomes, M. S. Caracterização química e atividade antifúngica dos óleos essenciais de cinco espécies do gênero Citrus. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Lavras, 2011.

leave a reply