Aromaterapia e Saboaria Natural

A Aromaterapia

Se você chegou até aqui hoje, talvez tenha se deparado com o delicioso aroma de algum óleo essencial ou teve a indicação das maravilhas terapêuticas que eles podem fazer em sua vida.

No Brasil, denominamos o óleo essencial como o extrato de plantas aromáticas ou de cascas de frutas extraídos por diferentes métodos que garantem a sua pureza. Diferente das essências que são aromas sintéticos e sem nenhum valor terapêutico.

Essa diferença é muito importante para que você possa comprar os seus óleos essenciais com segurança, sempre se certifique de que não sejam essências sintéticas, essências “naturais”, entre outros nomes que são atribuídos a elas. É fundamental que os óleos essenciais tenham também tenham boa procedência, pois é muito comum a adulteração e a má qualidade, sempre peça laudos técnicos e tenha indicações de marcas confiáveis.

Os óleos essenciais são compostos por moléculas aromáticas que a planta produziu para se relacionar e se defender da natureza, com funções complexas tais como atrair polinizadores e repelir doenças e predadores. Por este motivo, os óleos essenciais possuem diversas funções terapêuticas que podemos usar em nosso benefício. Por exemplo, um dos mais conhecidos óleos essenciais é o Tea Tree (Melaleuca alternifolia), este óleo tem propriedades anti-infecciosas, analgésicas e anti-inflamatórias, é recomendado para tratar inúmeras infecções do nosso organismo entre tantas outras possibilidades.

A Aromaterapia é o estudo da utilização dos óleos essenciais por suas diversas vias de administração com o fim de servir de cuidados complementares, prevenir e curar diversas doenças e incômodos em nosso corpo físico, mental e emocional.

A autora Shirley Price em seu livro ” Aromaterapia e as emoções”, descreve a Aromaterapia divinamente:

“A aromaterapia é então a utilização controlada e consciente dos óleos essenciais das plantas, com o objetivo de prover saúde e bem-estar à totalidade do indivíduo, isto é, ao conjunto formado por corpo, mente e espírito.” (Price, 2000, pág. 11)

A Aromaterapia é aplicada no mundo todo e conta com pesquisas científicas que comprovam a sua eficiência em centenas de doenças do corpo e da mente. Pode ser aplicada em pessoas de todas as idades desde que se respeitem as restrições de cada óleo essencial.

Já contamos com livros traduzidos de autores renomados à nossa disposição para conhecer mais destes estudos e das diversas formas de uso dos óleos essenciais. Nossa principal base de estudos é a Aromaterapia aliada a cosmetologia, desta forma buscamos trazer a natureza para o nosso dia a dia.

 

A Saboaria Natural

Você sabia que o sabonete comum é um detergente, normalmente feito de sebo animal, que retira toda a proteção natural de sua pele, deixando-a sensível a bactérias e ressecamento excessivo, gerando assim, diversas alergias, dermatites, coceiras e micoses?

Na indústria, no processo de feitio dos sabonetes comuns, é retirada a glicerina natural da saponificação e destinada à fabricação de cremes hidratantes. Sem a glicerina, a tendência do sabonete é a de ressecar a pele, mesmo contendo inúmeros aditivos químicos em sua composição. Percebendo isso, é fácil entender porque o mercado de cremes hidratantes é tão grande nos dias de hoje.

O método, que chamamos de Cold Process (ou processo à frio), é o processo onde se usam apenas ingredientes de origem vegetal e orgânica óleos vegetais, óleos essenciais, extratos puros das plantas – que não agridem a saúde e a hidratação natural da nossa pele e que não danificam a natureza.

Neste processo, o sabonete é naturalmente glicerinado, tornando desnecessário o uso de cremes hidratantes para a nossa pele. Antes do seu feitio fazemos uma análise cuidadosa dos óleos vegetais e diversos aditivos que iremos usar, com o fim de ter um sabonete equilibrado em limpeza e condicionamento. Depois que os sabonetes estão prontos, ficam de 30 a 45 dias em processo de cura para que percam o excesso de água e fiquem apropriados para o uso diário. Após esse período, são embalados um a um manualmente e com muito carinho.

É um processo artesanal, cuidadoso e responsável, por isso nada se compara a um banho com sabonetes naturais, a pele muda completamente dia após dia. Este tipo de feitio é conhecido no mundo todo por produzir os melhores sabonetes para a nossa pele. Os sabonetes naturais também podem substituir os shampoos tradicionais para o cuidado com os cabelos, algumas pessoas se adaptam muito bem, experimente!

“O cuidado terapêutico com a pele é também promoção de consciência e contribui para o desenvolvimento (evolução) do homem em uma nova dimensão, que é a percepção integral dele mesmo, da unidade do corpo, alma e mente.” (Gümbel, 2018, pág.xx)

Pensando em nossa pele é que a Pura Chuva procurou o que há de melhor no mundo para este importante cuidado diário. Todos os nossos sabonetes são feitos através deste método, cold process, e possuem em sua formulação, em média, 50% de azeite de oliva extra virgem (em relação ao total de óleos vegetais graxos utilizados), proporcionando sabonetes muito hidratantes e suaves para as peles mais delicadas.