Muitas pessoas nos fazem algumas perguntas em relação ao pH dos sabonetes naturais, se são neutros e se podem prejudicar a pele em caso de dermatites severas ou alergias específicas. Primeiro precisamos entender o que significa pH.
O que é e qual é a utilidade da medição do pH?
O pH é o potencial hidrogeniônico de uma solução, isto é, determina a quantidade de hidrogênio (H+) que tem e é usado para saber se a nossa substância é ácida, neutra ou alcalina. Para isso usamos um medidor específico de pH que mostra em qual parte da escala está a nossa substância. Na imagem abaixo podemos entender um pouco o que essa escala determina.
O pH de nossa pele e do nosso cabelo varia de 4,6 a 5,8, dependendo da região do corpo, nas axilas, mãos e pernas por exemplo o pH pode chegar em 7,0. O pH é um fator importante para que a pele possa se proteger de agentes externos.
Não existe certo ou errado nos níveis de pH do nosso corpo, mas com o passar dos anos, em decorrência da velhice e dos hábitos de vida, vamos nos tornando cada vez mais ácidos por dentro e por fora, isso faz com que algumas doenças comecem a surgir como é o caso da gastrite e da osteoporose.
Muitos estudos afirmam que consumir alimentos e água mais alcalina (pH 10,0) pode ajudar o nosso corpo no controle dessa acidez. No caso da manutenção da pele e cabelos a recomendação é que se usem produtos mais neutros que não afetem o pH natural.
Os cabelos geralmente ficam ressecados e com as pontas abertas por causa do excesso de substâncias alcalinas (detergentes e perfumes com pH muito alto), os shampoos comuns adicionam diversas substâncias como o silicone na tentativa de formar uma capa protetora aos fios, mas é um efeito transitório, apenas na aparência.
Os óleos vegetais, assim como o próprio azeite de oliva, são substâncias mais ácidas e e por isso se dão muito bem com a nossa pele que além do pH mais ácido também tem a sua própria oleosidade natural. O excesso de cloro na água de torneira pode contribuir com alergias de pele em algumas pessoas mais sensíveis por exemplo.
Sobre os sabonetes naturais (cold e hot process)
Sabonetes naturais pelo método cold e hot process são feitos da mistura de hidróxido de sódio (mais alcalino) com óleos vegetais (mais ácidos). Essa mistura que chamamos de processo de saponificação resulta em um produto com pH mais alcalino, entre 8,0 e 9,0, porém esse fator de pH mais alcalino é recompensado pela Glicerina natural que surge durante o processo de saponificação e pelo que chamamos de superfatting (sobregordura), que é uma porcentagem a mais de óleos vegetais que são colocados no sabonete e que não são saponificados pelo hidróxido de sódio, são esses óleos vegetais que mantém a sua pele sempre úmida e hidratada.
Os sabonetes comuns de mercado possuem pH aproximado em 12,0 (mesmo os sabonetes em barra infantis variam de pH 9,0 a 12,0, muito mais alcalinos do que os sabonetes naturais saponificados, por isso acabam ressecando muito a pele e piorando quadros de problemas alérgicos.
Quando você recebe indicações para usar um sabonete neutro, isso quer dizer que ele deve ter um pH entre 6 e 8, mas na prática sabonetes com pH neutro não conseguem ser mais eficientes do que o sabonete natural por causa do alto condicionamento de suas matérias primas e por serem livres de tensoativos e substâncias químicas que promovem espuma ou dureza.
O hábito de hidratar a pele com óleos vegetais puros e usar sabonetes naturais contribui para a saúde de nossa pele à longo prazo, a sua pele nunca mais será a mesma, principalmente se você sofrer com dermatites e alergias de pele, os melhores depoimentos que temos são de pessoas que tinham dermatites e conseguiram efeitos incríveis usando sabonetes naturais.
Sobre os shampoos naturais (cold e hot process)
Aqui sim temos que considerar alguns fatores quando optamos pelo uso de shampoos naturais ao invés dos convencionais. É comum para muitas pessoas ter dificuldades no período de adaptação, sim! ele existe e você pode ler mais à respeito aqui neste artigo do nosso blog.
O pH dos shampoos em barra ou líquidos naturais possuem um pH mais alto da mesma forma que os sabonetes. Os shampoos especificamente possuem uma graduação de limpeza mais alta do que os sabonetes devido à necessidade de remover mais gordura do couro cabeludo do que em nossa pele.
Neste caso o nosso cuidado tem que ser com as pontas do nosso cabelo que são mais frágeis e podem ressecar com certa facilidade, principalmente se já possuem histórico de uso de tinturas químicas e descolorantes.
Manter hábitos de usar óleos vegetais para fazer umectação e hidratação dos fios e usar vinagre de maça (mais ácido) como finalizador são recursos que nos ajudam a equilibrar a alcalinidade e manter as pontas do nosso cabelo mais saudáveis.
Curiosidade
Os sabonetes naturais da Pura Chuva possuem uma base de óleos vegetais puros onde 50% é composta por Azeite de Oliva, é uma formulação exclusiva que tem como objetivo oferecer à sua família um sabonete muito mais condicionante dos que os tradicionais, principalmente para uso seguro e muito hidratante em pele de bebês.
Em Portugal é famoso o chamado “Sabão de Castella”, um produto único feito com Azeite de Oliva em 100% de sua composição de óleos vegetais, este tipo de sabonete passa por um processo de cura muito longo (mais de 6 meses) para que fique apropriado para o banho, em Portugal e outro países é normal tomar banho com sabonetes mais pastosos (aspecto de hidratantes).
Conheça os sabonetes naturais e comprove por si mesmo todos os benefícios em sua pele. E se você já usa conte para nós a sua experiência.
Fontes de Pesquisa:
Apostila do Curso Saboaria Natural por Beth Bacchini – Santo Sabão. 2016.