Descubra o poder da Shantala - Massagem indiana para bebês
A Shantala vem das tradições da Ayurveda, mas seu nome e sua fama internacional foram conferidos pelo médico francês Frédérick Leboyer (1918-2017), que se maravilhou com a prática durante uma viagem a Calcutá, na Índia. Enquanto caminhava pela cidade, Leboyer conheceu uma mulher de nome Shantala, que aplicava uma massagem em seu bebê, alongando os membros do corpo do pequeno e estimulando a circulação.
Além de fortalecer a conexão emocional, a Shantala também traz benefícios físicos para o bebê, como a melhora na digestão, alívio de cólicas e estimulação do sistema imunológico.
A Shantala ajuda a:
- ajuda a equilibrar os sistemas imunológico, respiratório, digestivo, circulatório e linfático
- estimula as articulações e a musculatura
- auxilia o desenvolvimento motor
- facilita movimentos como rolar, sentar, engatinhar e andar
- reforça vínculos afetivos, bem como a cooperação, confiança, criatividade, segurança, e o equilíbrio físico e emocional
Para praticar a Shantala, escolha um ambiente tranquilo, coloque uma música suave e use um óleo vegetal morno. Lembre-se de observar sempre a reação do seu bebê e adaptar os movimentos conforme necessário.
Siga algumas dicas:
- A técnica consiste em massagear o seu bebê com óleo vegetal em todas as partes do corpo, rosto, peito, barriguinha, braços e pernas, mãos e pés. Shantala colocava o seu bebê sem roupa em lençois nas suas pernas esticadas, favorescendo o contato e o colo.
- Os movimentos são sempre no mesmo sentido, ou circular ou deslizando de cima para baixo, como se eu quisesse alongar a musculatura do bebê, mas somente na intenção, tanto de frente quando de bruços.
- Para finalizar a massagem, com o bebê virado para cima, cruze os braços sobre o peito dele e repita o movimento. No segundo momento, pegue a mão do bebê e encoste no pé oposto, faça o mesmo do outro lado, esse leve "exercício" ajuda o bebê a aliviar gases intestinais e no desenvolvimento motor.
- Finalize com um banho relaxante como os tradicionais ofurôs.
Importante saber que não é necessário remover o excesso de óleo vegetal, antes da massagem você pode fazer aquele banho higiênico, assim na hora do ofurô você não precisa ensaboar de novo, apenas seque com a toalha, isso vai favorescer muito na nutrição da pele do seu bebê.
Incorporar a Shantala na rotina diária pode ser uma forma maravilhosa de criar momentos especiais entre pais e filhos, contribuindo para um desenvolvimento saudável e feliz.
Sobre os óleos vegetais:
Existe uma diferença importante na ayurveda sobre óleos vegetais quentes e frios, mas isso não tem relação com a temperatura, mas com a ação na massagem, por exemplo: o óleo de coco é considerado um óleo frio, ideal para massagens no verão ou para peles quentes e irritadas, já o óleo de gergelim é considerado quente, ideal para o inverno ou peles geladas e mais ressecadas, já o óleo de girassol, semente de uva e azeite de oliva são considerados um óleos mornos, ideias para peles normais a oleosas por sua alta absorção.
Na hora de escolher o óleo do seu bebê, sempre pense nessas questões e lembre-se do mais importante: jamais use óleos essenciais em massagens de corpo inteiro!! A pele do bebê possui regiões muito finas em seu corpo, especialmente no rosto e não existe concentração segura de óleos essenciais para uma massagem tão intensa como a Shantala.
Confira nosso óleos vegetais para massagem aqui neste link Óleos vegetais e Blends
Gostou desse conteúdo? Compartilhe com outras mães. 🧡