Gestar – O mais natural da vida!

Gestar – O mais natural da vida!
1 de julho de 2019 Pura Chuva
Em Aromaterapia

Nada mais natural e orgânico da vida humana do que o milagre da gestação! É divino e transformador. E se é natural, devemos evitar intervenções desnecessárias sempre que for possível, mas muitas mulheres sofrem muito com enjoos, tonturas, mal estar, preguiça, sono, dores nas pernas, na lombar, inchaços, e outras coisas.

Esses sintomas acontecem porque costumamos ter uma vida bem agitada mentalmente e pouco ativa fisicamente, uma péssima alimentação e o sedentarismo influenciam negativamente no esforço que o nosso corpo faz para se acomodar a essa novidade. Seja como for e com o sintoma que vier, a Aromaterapia pode ajudar a passar por tudo isso com muito mais prazer.

A dúvida que muitas gestantes tem sobre o uso de óleos essenciais é que alguns podem ser abortivos nos primeiros meses, mas na verdade esta não é a grande preocupação, mas sim o poder que algumas substâncias tem de atravessar a placenta e chegar no bebê que ainda não possui condições de metabolismo adequadas devido a imaturidade funcional de seu fígado. A cânfora é um desses componentes que atravessam a placenta e alguns óleos essências são compostos naturalmente dela. Outro componente muito comum em cremes contra envelhecimento é a Ureia, deve-se ter muito cuidado com cremes para estrias que não sejam específicos para gestantes (e mesmo assim confira sua composição no rótulo).

A maior preocupação durante a gestação ainda é a temida estria, pois a pele estica muito e se não estiver elástica o suficiente acaba rasgando. Sem falar da celulite e essa sensação de inchaço. Muitos terapeutas indicam a drenagem linfática e muita massagem após o 4º ou 5º mês de gestação e com o auxilio do óleo essencial de lavanda por exemplo os resultados são excelentes.

O segredo aqui é manter a pele sempre bem hidratada, mesmo que barriga ainda esteja bem pequena, não economize tempo e nem óleos vegetais todos os dias.

  • Quais óleos essenciais posso usar no primeiro trimestre de gestação?

Ainda que esporadicamente, são considerados seguros a Tangerina e Mandarina (uso tópico), Lavanda, Hortelã Pimenta e Gengibre (inalação contra enjoo indicada por Sâmia Maluf).

  • Quais óleos essências posso usar nos próximos trimestres?

São considerados seguros a Bergamota, Olíbano, Grapefruit, Lavanda, Limão, Tangerina, Neroli, Laranja, Patchouli , Petitgrain, Sândalo, Mandarina, Vetiver, Gengibre, e nos últimos meses Gerânio e Ylang Ylang.

Lembrando que é necessário diluir esses óleos essenciais em óleos vegetais base a uma concentração de 0,5 a 1%, pois nesta fase a mulher está muito sensível a aromas e efeitos terapêuticos.

  • O óleo de amêndoas é mesmo efetivo?

Posso dizer que o óleo de amêndoas é bem hidratante e agradável para massagens, mas nada se compara aos benefícios do azeite de oliva, o óleo de semente de uva e o óleo de abacate.

ATENÇÃO – Cuidado ao usar produtos com óleo mineral (paraffin oil e mineral oil) – também chamado de petrolato líquido pesado, óleo branco ou vaselina líquida, é um derivado do petróleo de baixíssimo custo e usado sem precedentes para cosméticos. Este óleo é mal absorvido pela pele, causa uma falsa sensação de maciez, mas com o uso contínuo resseca e vicia, ainda é capaz de promover a ação de diversos tipos de câncer, como o de pulmão, esôfago, estômago, linfoma e leucemia, tudo isso devido à presença de um composto chamado 1,4-dioxano.

  • Os óleos essenciais que podem ser mais funcionais e com os quais trabalhamos muito são:

Mandarina – Além de ser bastante condicionante, este óleo essencial estimula a alegria e o ânimo, antidepressivo, calmante suave, reduz a irritabilidade e insônia. Este óleo é considerado fototóxico e por esta razão, após o uso, evite expor a pele ao sol para evitar manchas. É indicado tanto para as gestantes do primeiro trimestre quanto para bebês e crianças pequenas.

Lavanda Francesa – Um dos óleos essências mais nobres e efetivos da Aromaterapia, tem inúmeras funções terapêuticas que agem na mente, corpo e espírito. Equilibrador emocional, combate impaciência, medos, é relaxante emocional e muscular, anti-stress, regenerador da pele, tratamento para eczemas, queimaduras e dores musculares. Alivia a irritação e o esgotamento e tem ação equilibradora do sistema nervoso.

A Lavanda pode ser útil no parto aliviando a dor e uma massagem com ele na parte inferior das costas ajuda a expulsar a placenta.

Gerânio – Aroma doce que relaxa e mantém a estabilidade das emoções. É útil em problemas de carência afetiva, medo, problemas de depressão, falta de ânimo e entusiasmo. Antisséptico, para peles envelhecidas e desidratadas. Com sua função reguladora sobre o sistema hormonal e linfático ajuda a evitar a retenção de líquidos e inchaço dos tornozelos. Considerado benéfico para combater a inflamação e a congestão dos seios. Indicado para uso apenas no último trimestre.

A combinação dos óleos essenciais de Erva-cidreira e Grapefruit podem ser poderosos contra as celulites.

Fontes de pesquisa: Blog Sâmia Maluf e Site Óleos Essenciais

Mais sobre a Lavanda Francesa aqui.

Fonte da imagem: Blog Mãe Contemporânea