Por definição, os hidrolatos são “a água condensada coproduzida durante a destilação a vapor ou hidro destilação de material vegetal para fins aromaterapêuticos” – Suzanne Catty, autora do livro “Hydrosols: The Next Aromatherapy”.
Os hidrolatos são obtidos no momento da destilação das plantas para a obtenção de óleos essenciais – a fração de moléculas não solúveis em água (os óleos essenciais) é separada da fração solúvel em água (os hidrolatos). São conhecidos também como águas florais ou águas bioativas.
Crianças e pessoas sensíveis são os mais beneficiados pelos hidrolatos, pois na prática é uma água carregada de compostos ativos das plantas em concentração muito menor do que os óleos essenciais, mais suaves e seguros de usar.
No livro “Cuidando dos Filhos com Óleos Essenciais” da Daniely Festy, são normalmente recomendados para casos especiais como lavagem dos olhos e cuidados internos (ingestão) para alguns problemas dos pequenos.
Nome cientifico: Rosmarinus Officinalis
Origem: Brasil
Obtenção: destilação à vapor das folhas e flores
PROPRIEDADES NA AROMATERAPIA:
🍃 Excelente tônico facial e revitalizante da pele. Indicado para peles oleosas e com acne.
🍃 Indicado para cuidar e tratar do cabelo, ajuda a controlar o excesso de oleosidade e estimular o crescimento dos fios. Útil inclusive para aliviar a coceira, caspa e dermatites alérgicas do couro cabeludo e barba.
🍃 No corpo, ajuda a melhorar a circulação, promovendo o alivio no caso de dores e pernas cansadas.
🍃 Também está associado a estimulação do corpo e da mente, auxiliando a concentração e a memória. Pode ajudar a reduzir dores de cabeça e exaustão mental.