O dilema do Shampoo que irrita os olhos

O dilema do Shampoo que irrita os olhos
1 de julho de 2019 Pura Chuva
Em Cuidados com a saúde

Muitas mães nos procuram perguntando sobre shampoo infantil natural e nós indicamos o uso dos sabonetes, mas é muito comum ouvir que tanto shampoo naturais como sabonetes fazem os olhos dos pequenos arder. Primeiro vamos entender o que faz um shampoo comum não irritar os olhos.

IMG_7706O shampoo comum é o resultado da mistura de substâncias químicas que funcionam como detergentes para retirar a oleosidade e outras para aliviar os efeitos ruins dos detergentes nos fios do cabelo, como o ressecamento.

Uma dessas substâncias detergentes é o Lauril éter sulfato de sódio – essa substância costuma afetar quem tem propensão a eczemas e outras irritações. Apenas serve para produzir espuma e é capaz de remover a umidade das camadas superiores da derme, por consequência também resseca muito a pele e os fios do cabelo. Uma forma de aliviar o ressecamento é incluir Glicerina nas formulações, um derivado do processo de produção de sabões e sabonetes.

A diferença entre um shampoo que não arde o olho e um shampoo comum de adulto, é que os shampoos infantis possuem um detergente anfotérico no lugar do Lauril e similares, como o Cocamidopropil Betaína que proporciona uma espuma mais cremosa ao shampoo e diminui a eletrostática. Esse detergente é menos irritante para os olhos porque mantém um PH mais próximo ao PH da lágrima.

Os olhos são muito sensíveis à luz ou qualquer substância diferente, as lágrimas são provocadas pelo organismo para limpar essas substâncias e a ardência é apenas um alerta que tem alguma coisa afetando a mucosa, suas membranas são tão delicadas que absorvem essas substâncias provocando irritação. Usar um shampoo que não irrita os olhos não quer dizer que ele não possui detergentes químicos, mas que esses detergentes enganam as mucosas dos olhos.

Toda substância natural ou não pode causar irritação nos olhos, por isso é melhor procurar substitutos naturais do que usar substâncias tão fortes e nocivas acreditando que se não estão causando irritação também não irão afetar os olhos ou a pele. As lágrimas são uma forma do organismo de eliminar os resíduos que possam ter entrado nos olhos, mas se ele não é capaz de reconhecer essas substâncias, elas podem acabar se acumulando ou sendo absorvidas em maiores quantidades.

babys-5O sabão ou sabonete natural é o resultado da mistura de óleos vegetais ou animais com hidróxido de sódio (NaOH) – uma substância derivada do sal de cozinha. Essa mistura bem balanceada podem gerar sabonetes para todos os tipos de pele e cabelos sem a necessidade de nenhuma outra substância química. Além de poder utilizar diversos óleos essenciais e argilas que proporcionam uma pele e um cabelo mais saudável. Por isso recomendamos que seja mais adequado à higienização diária da família. Os shampoos naturais possuem os mesmos princípios, mas utilizam o hidróxido de potássio (KoH) no lugar do hidróxido de sódio para deixar as formulações líquidas.

Leia também os artigos Sabonete Natural x Industrial para entender a diferença entre eles e Banho Tóxico para saber mais sobre substâncias comuns em produtos de higiene e que são consideradas cancerígenas.

Algumas fontes de pesquisa:

Mundo Educação

Ecycle