Óleo essencial de Capim Limão – Um Elixir para o seu Coração

Óleo essencial de Capim Limão – Um Elixir para o seu Coração
4 de novembro de 2019 Pura Chuva

O Capim Limão (Cymbopogon citratus) é um santo remédio com a sua avó diria, justamente por isso é que é conhecido como Capim Santo, Lemongrass e Erva Cidreira. Originária da Índia e da Malásia, hoje pode ser encontrado no Brasil em grandes quantidades, é o 15º óleo essencial no ranking de vendas internacionais.

Existem duas variedades deste óleo essencial que são diferenciadas por sua concentração de citral, o aldeído responsável por seu aroma. Temos o Cymbopogon flexousus com menor concentração de citral (60-85%) e o Cymbopogon citratus com maior concentração de citral (79-86%), este último é o que normalmente encontramos para venda no Brasil.

Em nível global o óleo essencial de Capim Limão é um dos óleos mais importantes para o bem estar e saúde da população, na Índia e na África é muito utilizado como antídoto de doenças infecciosas, como malária, cólera e para acalmar a febre.

Principais indicações terapêuticas:

– Excelente repelente de mosquitos, associado à Citronela e ao Gerânio, são imbatíveis.
– Tonifica o fígado e estimula a eliminação de toxinas hepáticas, possui propriedades antifebrífugas (antipiréticas).
– Tem ação analgésica e anti-inflamatória local. Relaxa e desinflama a musculatura, ótimo para tratar inflamações de garganta e laringites.
– Tonificante muscular, muito usado para tratar flacidez da pele decorrente de dieta alimentar e/ou falta de exercício físico.
– Estimula a secreção das glândulas digestivas, combatendo a má digestão e auxiliando na desintoxicação do organismo.
É recomendado durante a gestação e lactação, pois possuem propriedades de estimulação do leite materno.
– Antisséptico, fungicida e antialérgico, auxilia no combate à doenças respiratórias, herpes labial e genital.
Anticaspa, diminui a oleosidade do couro cabeludo.
– Usado para controlar a transpiração excessiva, por este motivo é muito usado em formulações de desodorantes naturais.
– Forte ação vasodilatadora, excelente para pessoas com hipertensão.

É considerado um óleo adaptogênico nervoso, isto quer dizer que ele pode ser tanto estimulante mental e da concentração como pode ser calmante, sedativo e induzir ao sono. De acordo com as análises de vários autores, a orientação é em relação às doses e tempo de uso, aumentando a dose deste óleo essencial e o tempo de uso mais relaxante e sedativo ele será para o organismo.

Componentes moleculares comuns: 11 % limoneno, mirceno, 75% citral, 14,5% citronelal, 10% farnesol, alfa-terpineol, borneol, geraniol, nerol, farnesal.

Contraindicações: Desaconselhável para hipotensos e hiperplasia prostática. Pode causar irritação na pele se usado puro, sempre faça uma diluição em óleo vegetal em no máximo 30% de concentração. Não recomendado para bebês com menos de 12 meses diretamente na pele.

Propriedades na Aromacologia:

– Aroma doce e calmante, atua renovando o coração.
– Auxilia na aceitação e auto responsabilidade por todas as experiências vivenciadas, libera mágoas e cargas negativas que envolvem questões do passado.
– Fortalece a prática do perdão por aqueles que nos feriram e o auto perdão, trazendo amparo e fortalecimento energético e espiritual.

Dicas de uso:

Concentração de 1% para crianças e até 3% para adultos.
OE – óleo essencial | OG – óleo graxo

Desodorante natural – Em 80 ml de leite de magnésia e 35 ml de água filtrada ou deionizada, adicione 5 gotas de OE de Capim Limão, 10 gotas de OE de Lavandim, 10 gotas de OE de Tea tree, 20 gotas de Alecrim qt cineol, 5 gotas de OE de Sálvia Esclaréia, 10 gotas de Lavanda Francesa | Misture tudo em uma embalagem spray para facilitar a aplicação.

Aromatização ambiental para trabalhos terapêuticos profundos – pingue 4 gotas de OE de Capim Limão no difusor de aromas.

Herpes Labial (por Dominique Baudoux) – 1 ml de OE Capim Limão, 1 ml OE Hortelã Pimenta, 2 ml OE Tomilho qt Tuianol, 1 ml OE Niaouli, 1 ml OE Camomila Alemã, diluídos em 4 ml OG de Calêndula (macerado). | Aplicar 1 ou 2 gotas no local, a cada hora, até curar.

Fonte de pesquisa:

Formação completa em Aromaterapia – Terra Flor Aromaterapia | Vishwa Aroma – Por Luciane Schoppan
O Grande Manual da Aromaterapia – Dominique Baudoux. Ed. Laszlo, 2018.