Óleo essencial de Limão Siciliano – Clareza e Fluidez

Óleo essencial de Limão Siciliano – Clareza e Fluidez
6 de dezembro de 2019 Pura Chuva

O Limão Siciliano (Citrus limonum) é encontrado em regiões subtropicais. O seu óleo é produzido por prensagem das cascas e sem dúvida é um dos frutos da família dos limões mais bonitos e chamativos por sua coloração amarelo intensa quando maduro.

Considerado como o melhor óleo essencial para a imunidade, desintoxicação do sangue e prevenção de epidemias.

Principais indicações terapêuticas:

– Anti-infeccioso, antimicrobiano, desinfetante aéreo ideal para a prevenção de contagiosas em casas e todos os ambientes públicos.
– Protetor do organismo contra todos os tipos de doenças virais, desde resfriados comuns a gripes, herpes etc.
– Reduz sangramentos e problemas associados com a fragilidade capilar, podendo ser usado para tratar flebite, varizes, hemorroidas, inchaços, artrite e deficiência circulatória.
Otimiza a absorção de vitamina C, contribuindo com a prevenção da aterosclerose e envelhecimento precoce.
– Fluidificante e depurativo do sangue, dissolve depósitos de gorduras localizadas. Muito usado em paralelo com dietas de emagrecimento e redução do colesterol.
Elimina excesso de oleosidade do couro cabeludo, indicado no combate à caspa.
– Antioxidante, mantém a jovialidade dos tecidos e previne o surgimento de rugas prematuras.

Estudos indicam o potencial do Limão Siciliano como imunomodulante, isto significa que ele irá inibir ou estimular o sistema imunológico. Em casos de alergia ele diminui a liberação de histamina e em casos de gripes ele reforça as defesas naturais do organismo.

Componentes moleculares comuns: 60 a 80% de limoneno e terpineno, 3 a 4% de bisaboleno, 2 a 3% de geranial, cumarinas e furanocumarinas – bergamotine, bergaptole, psoraleno.

Contraindicações: Pode ser irritativo para a pele se for aplicado sem diluição, convém diluí-la em concentração máxima de 30%. Possui fotossensibilidade, não expor a pele ao sol antes de 5 ou 6 horas após a sua aplicação.

Propriedades na Aromacologia:

– Limpa, purifica e energiza o ambiente.
– Ajuda a trazer o foco e a concentração, clareia a mente e organiza os pensamentos.
– Auxilia no esclarecimento de conflitos emocionais.
– Aumenta a eficiência e a produtividade.

Dicas de uso:

OE – óleo essencial | OG – óleo graxo

Fricção febrífuga e dores no corpo em casos de gripe – pingue 15 gotas de OE de Limão Siciliano, 20 gotas de OE de Tea Tree e 10 gotas de OE de Lavanda Francesa em um recipiente pequeno| Pingue algumas gotas dessa mistura na panturrilha e pés e friccione vigorosamente.

Difusão ambiental para prevenir infecções – pingue 25 gotas de OE de Limão Siciliano no difusor de aromas em períodos de doenças contagiosas, 2x ao dia por 7 dias.

Náuseas da mulher que está grávida ou amamentando – 4 ml de OE de Limão Siciliano e 1 ml de OE de Estragão | Fazer uso bucal de 1 a 3 gotas puras ou misturadas em um pouco de mel, açúcar mascavo ou iogurte, de 1 a 4x por dia, conforme a intensidade do sintoma | – Receita de Dominique Baudoux.

Manchas de envelhecimento, hiperpigmentação – 2 ml de OE de Limão Siciliano, 0,5 ml de OE Cravo da Índia (botões), 0,5 ml de OE Canela da China (cássia), 0,5 ml de OE de Aipo, 20 ml de OG de Rosa Mosqueta e 26,5 ml de OG de Argan | Faça de 1 a 2 aplicações locais por dia até a melhora sensível, evitando qualquer exposição ao sol nas 6 horas que se seguem à aplicação | – Receita de Dominique Baudoux.

Fonte de pesquisa:

Formação completa em Aromaterapia – Terra Flor Aromaterapia | Vishwa Aroma – Por Luciane Schoppan
O Grande Manual da Aromaterapia – Dominique Baudoux. Ed. Laszlo, 2018.

 

Produtos mencionados no artigo: