Sabonete Natural x Industrial

Sabonete Natural x Industrial
1 de julho de 2019 Pura Chuva
Em Cuidados com a saúde

Muitas dúvidas estão em torno disso, antes de encontrar o que chamam com mais frequência de saboaria natural, eu não sabia que era possível um sabonete eficaz ser feito com base vegetal e sem componentes químicos, obviamente que também não conhecia os óleos essenciais e todos esse processo de saponificação dos óleos vegetais.

Caso você seja como eu antes de aderir a este mundo natural, entenda o processo:

1. Todo sabão ou sabonete é feito da mistura de óleos vegetais (ou sebos de animais como é mais comum encontrar) com o hidróxido de sódio (NaOH), conhecido também como soda cáustica (mas neste caso precisa ser com 99% de pureza e não aquelas que se compram nos supermercados). Parece estranho e assustador para muitas pessoas saber que seu sabonete tem soda caustica, mas não há perigo nenhum nisso, pois em contato com os óleos, a soda se modifica e perde sua ação corrosiva. A soda é derivada da eletrólise de cloreto de sódio (NaCl) em meio aquoso – o cloreto de sódio também é conhecido como sal de cozinha.

2. Os sabonetes industriais possuem vários componentes químicos desnecessários ao sabonete que for composto de óleos vegetais de qualidade. Entre os mais comuns estão o lauril éter sulfato de sódio e o propilenoglicol, ditos prejudiciais para a pele dentro da linha de produtos naturais, são usados para proporcionar mais espuma, transparência, entre outras coisas. Estes sabonetes industriais também excluem a glicerina de sua composição como sobra do processo de saponificação e vendem para a fabricação de outros cosméticos condicionantes. Os detergentes utilizados nestes sabonetes provocam a perda de água das camadas mais profundas da pele, proporcionando o ressecamento ou desequilíbrio do PH.

3. As bases glicerinadas geralmente usadas para a confecção de sabonetes artesanais e decorativos, possuem as mesmas características citadas acima, salvo a adição da glicerina que os torna mais condicionantes e se a base vier com a indicação de vegetal ou vegano, o que quer dizer que não possui derivados de animais ou petroquímicos já citados. Conheço apenas duas marcas que trabalham dentro dessa linha de forma mais comercial e na composição tem especificado qual óleo foi saponificado. Normalmente os saboeiros que querem trabalhar com o conceito de vegetal e natural fazem as próprias bases.

4. O sabonete conhecido como natural tem como processo básico usar diferentes óleos vegetais, cada um com sua propriedade especifica que proporcionam ao sabonete maior durabilidade, espuma, dureza, limpeza e condicionamento, por este motivo não se recomenda o uso de óleos de fritura para sabonetes corporais, apenas para sabões de lavar roupa ou louça, estes óleos foram saturados e não possuem propriedades adequadas ao uso pessoal. Natural também porque não é necessário o uso de químicos, álcool, essências aromáticas (apesar de conhecer saboeiros que usam essências), e nem mesmo a glicerina, o ideal é usar óleos essenciais puros, extratos, macerações, chás, ervas, frutas e que mais a imaginação permitir e o processo não limitar.

5. Muitas pessoas que não se importam com o produto que estão usando, simplesmente não conhecem o processo e nunca pararam para pensar nas composições do produto que compram. Quando ouço pessoas reclamando de problemas dermatológicos sérios e dizendo que estão experimentando pela décima vez algum ácido muito recomendado por dermatologistas, me pergunto se não poderiam resolver seus problemas, apenas usando produtos naturais que não agridem a pele, obstruem os poros e removem toda a proteção natural.

6. Estamos sempre tão expostos à poluição, químicos, contaminação, agrotóxicos, que não me parece fanatismo acreditar que podemos usar produtos cada vez menos artificiais em nosso dia a dia. Desde o nascimento estamos expostos a todo tipo de químicos industriais desnecessários. Como fugir disso?

Experimente um sabonete natural e artesanal, e comprove como irá economizar com cremes caros, tratamentos contra alergias e acne, ao perceber que sua pele está sempre macia e saudável

Fontes de pesquisa:

InfoEscola – Cloreto de Sódio

Em Busca da Pele Perfeita

Fonte da Imagem SonoroanSoap